TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS EM SP

O produto interno bruto (PIB) de São Paulo é o maior do país, destacando-se na área de prestação de serviços. De acordo com dados relativos a 2013, o PIB paulista era de 1,708 trilhão de reais, enquanto o PIB per capita era de 39 122 reais. Se o estado de São Paulo fosse um país independente, seu PIB poderia ser classificado na 18ª posição entre as maiores economias do mundo (dados de 2010).

O estado possui uma economia diversificada. As indústrias metal-mecânica, de álcool e de açúcar, têxtil, automobilística e de aviação; os setores de serviços e financeiro; e o cultivo de laranja, cana de açúcar e café formam a base de uma economia que responde por cerca de um terço do PIB brasileiro, algo em torno de 550 bilhões de dólares na paridade de poder de compra.

 

Além disso, o estado oferece boa infraestrutura para investimentos, devido às boas condições das rodovias. A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo é a segunda maior bolsa de valores do mundo, em valor de mercado.

Muitas vezes, o transporte de produtos químicos em SP é considerado uma atividade que é afetada por diversos riscos. Isso ocorre porque esse tipo de carga requer a adoção de medidas de segurança, a utilização de embalagens adequadas e a contratação de profissionais qualificados para o seu manuseio.

Há também diversos perigos que podem danificar o meio ambiente e causar danos à saúde. Portanto, o gestor que atua nesse ramo deve estar preparado para assumir a responsabilidade por garantir que o transporte ocorra de forma segura.

Para se informar mais sobre esse tema tão relevante, continue com a leitura deste conteúdo. Acompanhe!

O que são considerados produtos químicos?
Quando falamos de transporte de produtos químicos em SP, a primeira reação é pensar em compostos como cloro, acetona e até mesmo o gás de cozinha, que fazem parte do cotidiano de todos. Esses são exemplos que ajudam a introduzir o assunto e a pensar nos prejuízos que essas substâncias podem causar.

Porém, sob o ponto de vista dos profissionais logísticos, o conceito inclui todos os produtos que podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Para evitar que esse cenário se concretize, são aplicadas diversas técnicas para avaliar os riscos e implementar medidas preventivas.

Quais leis devem ser seguidas pelas transportadoras?
Nos últimos anos, a legislação brasileira tem evoluído para proteger o meio ambiente e responsabilizar as empresas envolvidas em caso de acidentes ou vazamentos de cargas perigosas.

Existem diversos instrumentos que estabelecem regras e recomendações desde o acondicionamento da carga até o seu desembarque no destinatário. Por isso, é recomendado conhecer quais normas têm aplicação geral e quais estão relacionadas a tipos de cargas específicos.

A Portaria MT nº 349 de 04/06/2002 é responsável por instituir os procedimentos relacionados à fiscalização de cargas classificadas como perigosas e a apresentação da documentação exigida.

Há também acordos internacionais desenvolvidos para regulamentar o transporte desse tipo de material em países do MERCOSUL. Esse é o Decreto Nº 2.866, de 07/12/98, que descreve as infrações e as penalidades entre os governos.

Adote embalagens seguras
A importância das embalagens no transporte de produtos químicos em SP já é bem conhecida para garantir a integridade física das mercadorias. Contudo, sob o ponto de vista das cargas perigosas, a embalagem é uma barreira que impede o seu contato com o exterior.

Esse tipo de recipiente pode assumir diversos formatos. No caso de combustíveis, por exemplo, os caminhões tanque são os mais utilizados. Vale ressaltar que a rotulação adequada também constitui parte importante do transporte, pois descreve o conteúdo acondicionado e quais são os riscos identificados.

No setor logístico, o transporte de produtos químicos em SP é considerado uma atividade altamente arriscada.

Os riscos se tornam ainda mais elevados quando se trata do transporte de produtos químicos em SP. Portanto, é fundamental agregar segurança e eficiência ao processo para ampliar o desempenho do negócio.

PARA SABER MAIS SOBRE TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS EM SP
Ligue para (11) 2345-8325 / (11) 4731-4443 (11) 99279-8224 

atendimento@bergresiduos.com.br

Nossos Serviços

  Armazenamento de Resíduos

O Armazenamento de Resíduos industriais deve ser feito de forma cuidadosa observando a classificação atribuída pela legislação...

            Resíduos Classe I

A BERG Resíduos é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos...

          Resíduo Industrial

A Berg Resíduos disponibiliza uma frota própria extremamente especializada para Resíduo Industrial...