ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Nossos Serviços

  Armazenamento de Resíduos

O Armazenamento de Resíduos industriais deve ser feito de forma cuidadosa observando a classificação atribuída pela legislação...

            Resíduos Classe I

A BERG Resíduos é uma empresa brasileira especializada no gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos...

          Resíduo Industrial

A Berg Resíduos disponibiliza uma frota própria extremamente especializada para Resíduo Industrial...

O Armazenamento de resíduos industriais é toda sobra da produção industrial que não pode ser descartada sem controle. Por ter em sua composição diversos materiais originados do processo industrial.

Esse Armazenamento de resíduos industriais podem ser perigosos, trazendo consequências negativas para o meio ambiente e, também para saúde pública, por isto exige um método específico para sua eliminação.

Exemplos de resíduos são óleos, plástico, papel, madeira, fibras, metal, borracha, vidro, cerâmica e resíduos alcalinos ou ácidos.

O Armazenamento de resíduos industriais podem ser classificados em perigosos e não perigosos. No Brasil, para classifica-los, adota-se a norma NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma divide os resíduos da seguinte forma: classe I (perigosos), classe II A (não inertes) e classe II B (inertes)

As vantagens do Armazenamento de resíduos industriais englobam desde a otimização operacional que envolvem a geração até ganhos econômicos e institucionais para as empresa.

 

Confira alguns benefícios:

Segurança durante a manipulação;

Atende à legislação ambiental;

Diminui chances de autuações e/ou multas;

Agiliza o processo de coleta dentro do estabelecimento;

Reduz de custos com o transporte, permitindo coletas em quantidades maiores;

Reduz custos na produção, propondo os 3Rs: redução, reutilização e reciclagem.

Reduz o desperdício, já que muitos produtos são reaproveitados.

Considerando todas essas informações, podemos perceber que as empresas precisam criar um plano que permita não só o seu crescimento, mas também que não comprometa o meio ambiente e a saúde pública, visando uma organização mais sustentável.

O sucesso no processo de Armazenamento de Resíduos Industriais depende do condicionamento de cada resíduo.

Os locais de Armazenamento de Resíduos Industriais devem ser compatíveis com a classificação, volume e quantidade de resíduos a serem armazenados.
O Armazenamento de Resíduos Industriais deve ser feito de forma cuidadosa observando a classificação atribuída pela legislação.

A adoção de boas práticas na coleta, no Armazenamento de Resíduos Industriais e no transporte é o primeiro passo para se evitar sanções, uma vez que, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a responsabilidade compartilhada, atribuindo a cada integrante da cadeia produtiva e titulares do manejo de resíduos, a responsabilização pela destinação final ambientalmente adequada.
 

Formas de acondicionamento
Há diversas possibilidades para acondicionamento tais como:
 
Caçambas Rollon: 
Utilizada para armazenar vários resíduos, como: Armazenamento de Resíduos Industriais, resíduo de construção civil, metal, varrição, orgânicos, lodos sólidos, entre outros dependendo do volume de geração. Possuem capacidade de 5 m³ ou uma média de 5 toneladas. É necessário que a coleta seja feita por um caminhão poliguindaste, que permite a coleta de duas a três caçambas por viagem.
Trata-se de um equipamento que ocupa um grande espaço e que não é utilizado para armazenar resíduos pesados.

Com capacidade variada, geralmente armazena resíduos recicláveis, madeira, lodo, poda, varrição e outros.

Compactadores estacionários: 
São equipamentos com sistema hidráulico, podendo ser externo, e tem acoplado uma prensa na parte interna onde o resíduo é prensado no interior do equipamento. É comumente utilizado para armazenar resíduos orgânicos.

Containers: 
Utilizados para armazenar resíduos orgânicos e alguns tipos de recicláveis (papel, papelão, plásticos). Sua capacidade é de 16 a 18 sacos de 100 l, volume de 1,20 m³. Os containers são geralmente coletados por um caminhão compactador que bascula o resíduo internamente.

Contentor de plástico: 
Utilizado para armazenar resíduo orgânico e comum. Sua coleta é feita com caminhão compactador ou adaptada como em um caminhão carroceira, levando o equipamento para o destino.

Tambores e bombonas: 
Utilizados especialmente para o acondicionamento de resíduos industriais. É importante destacar que as embalagens utilizadas para acondicionar esse tipo de resíduo devem ser necessariamente homologadas pelo INMETRO.

 

Devido à periculosidade, alguns resíduos possuem tratamento especial no que se refere ao acondicionamento. Neste sentido, vale observar as diretrizes dadas pela norma técnica NBR 11.174 que dispõe sobre o armazenamento de resíduos classes II não inertes e classe III inertes. Segundo a norma, tais resíduos devem estar armazenados em local apropriado, com a devida identificação, constando em local visível a sua classificação. 
O local de armazenamento deve considerar a minimização dos riscos de contaminação, além de passarem pela aprovação do órgão estadual de controle ambiental.

Obrigatoriamente esses resíduos deverão ser armazenados em contêineres, tambores, tanques ou a granel.
 
Para cada tipo de resíduo, a legislação dispõe de diversas regras considerando as características, a toxidade e os riscos que representam à saúde humana e ao meio ambiente.
 
Após o processo de coleta, os resíduos são encaminhados para armazenamento temporário, com emissão do Certificado de Armazenamento de Resíduos; são enviados para o co-processamento e reciclagem de acordo com a característica de cada produto para, por fim, obter o Certificado de Destinação Final dos Resíduos, com garantia de rastreabilidade.

Vale informar que a empresa Berg Armazenamento de Resíduos Industriais atua com qualidade e trabalha com uma equipe profissional bastante especializada e comprometida com suas funções. Além disso, a empresa Berg Armazenamento de Resíduos Industriais possui total adequação aos padrões técnicos vigentes, bem como possui certificação e autorização para atuar no ramo.

Para saber mais sobre Armazenamento de Resíduos Industriais
Ligue para (11) 2345-8325 / (11) 4731-4443 (11) 99279-8224 

atendimento@bergresiduos.com.br